O HTML, diferente do que alguns dizem, é uma linguagem de marcação, e não de programação. Hypertext Markup Language.
Em 1990 um cientista inglês chamado Tim Berners-Lee criou o protocolo HTTP e a linguagem HTML.
O HTML está em sua quinta versão:
HTML1: O HTML1, desenvolvida por Tim Berners-Lee e sua equipe, era bastante simples, não tinha muitas funcionalidades, entretanto era bastante útil, pois revolucionou o mundo da internet. Essa versão ficou ativa durante cinco anos.
HTML2: Criado em 1995, a segunda versão do HTML ficava a cargo de uma empresa chamado HTML Working Group. Essa versão ganhou mais adeptos, ou seja, ganhou mais funcionalidades, e as empresas de navegadores começaram a auxiliar na linguagem... entretanto isso teve um revés, pois cada empresa de navegação queria criar sua própria TAG especifica. Por isso, ainda no ano de 1995 foi proposto o desenvolvimento de uma outra versão da linguagem.
HTML3: Para evitar o revés que ocorreu com a versão anterior, o HTML3 ficou a cargo de um consórcio chamado W3C (World Wide Web Consortium). Esse consórcio foi gerenciado pelo próprio Tim Berners-Lee, Essa terceira versão nem chegou a existir por muito tempo, pois em 1997 foi proposta o desenvolvimento de uma quarta versão.
HTML4: Essa versão de HTML, com uma semântica completamente superior a todas as anteriores, é utilizada por alguns desenvolvedores até hoje. Em 2004, o W3C queria acabar com a versão quatro e criar uma nova versão, chamada XHTML (Extensible HTML).
ENTÃO AQUI A VERSÃO DO HTML TEVE UMA QUEBRA, SENDO SUBSTITUIDA POR XHTML!!!
Quando as empresas de navegadores souberam que a linguagem HTML teriam sua quebra elas ficaram preocupadas. Sendo assim as empresas Fundação Mozilla, Opera e Apple criaram um novo grupo, chamado WHATWG. A função desse grupo era evoluir a linguagem HTML, independente de qual decisão seria tomada pela W3C.
Em 2007 a versão do XHTML chegava a sua segunda versão, XHTML 2.0. Com uma ideia proposta pela WHATWG o consórcio W3C decidiu parar a criação de XHTML e anunciar oficialmente a versão 5 do HTML.
HTML5: Em 2008 foi publica o primeiro trabalho da versão 5 do HTML. Então, chegamos ao que temos hoje.
Em 2015 a quinta versão do HTML já está sendo usada pela maioria dos sites. Seu diferencial é a completa separação entre semântica, interatividade e estilo. Sendo assim, tudo aquilo que foi escrito em HTML5 é semântico. A formatação é feita pelo CSS3, e a interatividade é feita pelo JavaScript.
Com isso, pode-se dizer que o HTML5 não desempenharia um bom papel quando não composto por CSS e JavaScript.
Enfim, por hoje é isso!
Abraços, até mais!



0 comentários:
Postar um comentário