26 maio 2015

História dos navegadores


Fonte: Guerra dos navegadores

   Você com certeza já ouviu dizer sobre a guerra dos navegadores... mas bem, o que é isso?

   Com a criação do protocolo HTTP e HTML, que ocorreu em 1990 (veja mais sobre HTML. Clique aqui) houve a necessidade de uma interface mais avançada para a visualização de páginas na web. Pois bem, o que existia antes dos navegadores era uma tecnologia chamada THE GOPHER PROJECT: tela preta, letra branca e você utilizava as setas do teclados para navegar nas opções de um site. Na época não existia imagem, som, e nenhuma multimídia, na internet.

Fonte: Interface THE GOPHER PROJECT

   Em 06 de Agosto de 1991 surgiu o primeiro website. Nessa época já era necessário os navegadores.

Fonte: Primeiro website. Está no ar até hoje, para visita-lo CLIQUE AQUI.

   Bom, no ano de 1991 já existiam navegadores como o midasWWW, violaWWW e Cello. Porém, em 1992 surgiu o navegador mais conhecido da época, o Mosaic.

Fonte: Interface Mosaic

   O Mosaic foi desenvolvido no NCSA, que ficava na universidade de Illinois. Ele mostrava todo o conteúdo de multimídia. O Mosaic teve um sucesso avassalador, até que alguns membros da NCSA  decidiram criar algo maior. Sendo assim, eles sairam da NCSA e fundaram uma empresa chamada Netscape. A Netscape foi a evolução do navegador Mosaic.
   Na década de 90 também surgiram outros navegadores, como por exemplo o IBM WebExplorer, UDI WWW (que foi o primeiro navegador a ler HTML3) e também o Internet Explorer, o navegador da Microsoft, que, digamos, foi o estopim para a guerra dos navegadores.

   Em 1996, 86% dos usuários utilizavam a Netscape nos seus computadores, entretanto com o lançamento de uma versão do SO Windows que já vem com o Internet Explorer, dentro de 2 anos esse panorama inverteu. O Internet Explorer chegou a quase 90% de uso, nas máquinas dos usuários. Quando a Netscape viu desvantagem nisso, ela processou a Microsoft, dizendo que ela estava obrigando os seus usuários a utilizarem o seu navegador, quando embutiam o navegador no seu sistema operacional.
   A jurisdição deu caso ganho para a Netscape, e a Microsoft foi obrigada a retirar a instalação automática do seu navegador, de seus sistemas operacionais. Com isso, a porcentagem de uso do Internet Explorer diminui, e consequentemente a da Netscape aumentou... mas não o suficiente para a Netscape recuperar o dano causado e reconquistar sua fama de antigamente. Em 1999 a Netscape foi vendida para a America online. Com isso, os programadores que vieram do Mosaic e desenvolveram a Netscape decidiram criar outra fundação... a fundação Mozilla! E consequentemente criaram outro navegador: o Mozilla Firefox.

   Por quase 10 anos o Firefox teve seu absoluto reinado, sendo um dos principais navegadores utilizado em todo o mundo... porém, em 2008 uma empresa grandessíssima entrou no ramo de navegadores: a Google.
   A Google lançou seu navegador, em 2008, o Google Chrome.

   Hoje o Mozilla Firefox e o Google Chrome contem boa parcela do mercado, sendo que o mais utilizado, por uma diferença não muito grande, é o Chrome!

   Nesse meio termo surgiu também o Opera em 1994 e o Safari, da Apple Inc. no ano de 2003.

   Atualmente os Navegadores estão "andando de mãos dadas". Quero dizer, as empresas estão usando da concorrência para a evoluir cada vez mais seus softwares!

   Enfim, por hoje é isso!
   Abraços, até mais!

2 comentários:

Unknown disse...

Vc não diz qual as vantagens e desvantagens de cada? Um exemplo entre Chrome e Firefox? Existe diferença de velocidade?Eu gosto ambos mais como leiga não sei a diferença entre desempenho.Obg ;)

Unknown disse...

Vc não diz qual as vantagens e desvantagens de cada? Um exemplo entre Chrome e Firefox? Existe diferença de velocidade?Eu gosto ambos mais como leiga não sei a diferença entre desempenho.Obg ;)

Postar um comentário

 
© DESENVOLVIDO EXCLUSIVAMENTE PARA O BLOG AGUIARZANDO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Tecnologia do Blogger. imagem-logo